segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Hurling

Saudações!


Depois de, sexta-feira e sábado, ter dedicado as minhas energias a tarefas relacionadas com a logística que uma mudança de apartamento acarreta, chegou o dia aguardado há algumas semanas por todos os adeptos de hurling (um desporto irlandês muito popular por aqui) do condado de Waterford: a final do All-Ireland, a principal competição desse desporto. N
ão fui ao estádio (o Croke Park, em Dublin, com capacidade para 82300 pessoas), mas vi o jogo num ecrã gigante no centro de Waterford.

Pela primeira vez em 45 anos, Waterford chegou à final. E os adversários eram os rivais e vizinhos de Kilkenny. Rivais, penso que mais da parte de Waterford, já que Kilkenny (vencedor das duas últimas edições da competição), juntamente com Cork e Tipperary, dominam esta modalidade.

Embora conheça minimamente as regras do jogo, ainda não estou habituado a segui-lo (este foi o primeiro jogo que acompanhei), pelo que me ficam algumas dúvidas em certos e determinados lances (se devem ser ou não considerados falta, por exemplo).

15 jogadores para cada lado, cada um com um bastão - o hurley -, tentam, durante 70 minutos, introduzir uma sliotar (bola de cortiça revestida a couro) na baliza (1 golo = 3 pontos), ou fazê-la passar por cima da barra (1 ponto).

É um jogo onde
são necessárias uma certa agressividade e muita coragem. E, pelo que me dizem (e faz sentido), nas camadas jovens ou campeonatos mais amadores, essa agressividade transforma-se muitas vezes em violência. Mas, ao mais alto nível só chegam aqueles com técnica superior (e é preciso muita para jogar hurling), pelo que os caceteiros ficam pelo caminho. :)

E, devo dizer, este desporto, ao mais alto nível, é um grande espectáculo para quem o está a ver, sempre com uma velocidade impressionante.
Mais informações na wikipedia, e um vídeo que explica o que é o e como se joga o hurling no youtube (parte 1, parte 2, parte 3).

Posto isto, o que dizer sobre a final?
Bem, basicamente a equipa de Waterford foi fuzilada, atropelada e esmagada por Kilkenny.



Pelo que percebi, Waterford esteve num dos seus piores dias de sempre, mas aqueles gajos de Kilkenny jogam como o caraças (li algures que esta é, discutivelmente, a melhor equipa de sempre daquele condado). O resultado final foi 3-30 - 1-13 para Kilkenny. Portanto, 3 golos mais 30 pontos para Kilkenny, 1 golo mais 13 pontos para Waterford. Waterford que lá conseguiu marcar um golito perto do fim, sendo este do tipo de golos que o Ricardo sofreria caso jogasse hurling.

E assim foi. Eu até fiz o esforço de comprar o cachecol azul e branco para apoiar a equipa, mas creio que seria necessário comprar muito mais do que isso para os ajudar realmente a ganhar aquele jogo. Se eu sofresse com a situação, acho que não seria capaz de ir trabalhar no dia seguinte, por estar a recuperar do KO.

A chatice é que o primeiro jogo que vi é exactamente o último da época. Agora só para o ano...


Cheers!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: