sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Grandes sons (II) - Bandas Holandesas

Ora viva!

Na senda dos grandes sons que comecei a colocar aqui no blog, desta vez apeteceu-me partilhar algo Holandês.

Como todos sabem, ou deviam saber, a Holanda tem uma tradição (talvez tradição seja uma palavra demasiado forte) de bandas de metal gótico / sinfónico (e talvez mais algumas coisas a juntar à mistura) com miúdas giras como vocalistas. The Gathering, Within Temptation, Epica e After Forever são as bandas que me vêm à cabeça de momento.

A última é a que menos conheço, e até agora não me cativou muito.

A segunda é a que conheço há mais tempo e a única que já vi ao vivo. Gosto, embora não seja algo que ouça muitas vezes. De vez em quando sabe bem ouvir aquela bela voz. Fica aqui um vídeo para a posteridade.

Within Temptation - Mother Earth



Da terceira também gosto bastante. Com mais sons clássicos que as restantes, mas ao mesmo tempo com sons mais pesados também. E é bem capaz de ter a vocalista mais gira desta lista.

Epica - The Obsessive Devotion



Mas a banda que está mais ao meu gosto é mesmo a primeira destas quatro. Bem diferentes de Within Temptation e Epica. Neste caso é mais difícil atribuir um rótulo. Um som mais progressivo, com menos adereços orquestrais, uma vocalista com mais variações na forma como canta do que as anteriores. Uma grande banda, para a qual o título deste post faz todo o sentido.

The Gathering - On Most Surfaces



Infelizmente a vocalista (Anneke van Giersbergen) entretanto deixou a banda. Mas aproveito a deixa para colocar aqui também uma música dos Portugueses Moonspell, na qual ela participa.

Moonspell - Scorpion Flower




Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: