domingo, 19 de dezembro de 2010

Focus

Meus caros e minhas caras,

Contrariamente ao que estarão a pensar, não vou escrever acerca das saudades que tenho do meu carro.

Vou, antes, e para não variar, actualizar o blog com mais um concerto (já faltam poucos, não se preocupem).

Decorreu no dia 3 de Dezembro no Doornroosje, e Focus é efectivamente o nome da banda.


É uma banda Holandesa já com uma certa idade, original da década de ouro do rock progressivo. Penso que nunca chegaram a ser muito conhecidos, alcançando alguns êxitos, mas não o suficiente para atingir a popularidade de outras bandas do género, como Genesis ou Yes.

Não posso dizer que os conheça bem, e as expectativas não poderiam estar muito altas, já que apenas um dos seus membros originais se mantém. Mas mesmo assim mantive a curiosidade. E não é todos os dias que se pode ir a um concerto de uma das grandes bandas dos anos 1970, por muito diferentes que elas estejam. Só tinha feito isso uma vez anteriormente, em Roma, quando os Genesis tocaram no Circo Massimo.

Pois bem, foi um bom concerto. Bom e longo. Durou mais de 2h, com um pequeno intervalo pelo meio, o que foi já uma boa dose de rock progressivo.

Fiquei algo surpreendido pela heterogeneidade do público. Estava lá gente de todas as idades, inclusive famílias inteiras. Antes do concerto julgava que ia ser eu o mais novo espectador na plateia, mas não foi bem assim.


Fiquem então com alguns vídeos. Para que conste, o membro fundador da banda que se mantém é efectivamente o que ocupa metade da foto acima (o jovem à direita na foto também fazia parte da banda nos anos 1970, mas não é um dos fundadores da mesma). Para que possam comparar, é ele que toca órgão, flauta e faz as vozes nestes vídeos.


Focus - Eruption (pequena parte) / Hocus Pocus



Focus - Sylvia




Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: