quarta-feira, 27 de abril de 2011

Van Der Graaf Generator

Caríssimos,

Já aqui várias vezes falei sobre música da década de 1970, mais concretamente o estilo que mais me interessa dessa época, o rock progressivo.

Penso que, caso eu já existisse nessa altura, estaria bastante satisfeito em termos musicais, olhando para o que se fez nessa década. Claro que não teria o grande catalizador das descobertas musicais que tenho hoje - a chamada internet - e teria também, em Portugal, censura e falta de liberdade em geral, o que seria indiscutivelmente desagradável.

Mas enfim, como só nasci na década seguinte, eis-me no século XXI a assistir a concertos de sexagenários que tiveram como auge a época dourada do rock progressivo. Desta vez foi um concerto dos Van Der Graaf Generator no Tivoli Oudegracht, em Utrecht, no passado dia 30 de Março. E deixo já uma nota acerca do local, que é um bar bastante acolhedor para este tipo de eventos, numa zona propícia a caminhadas ao longo do canal que por ali passa. Gostei.

Esta banda, cujo nome se baseou no Gerador de Van De Graaff (as gralhas no nome da banda - "Der Graaf" - foram acidentais), não chegou a ter o sucesso condizente com a sua qualidade. Mas numa década em que este estilo musical era dominado por bandas de alcance mundial como Genesis ou Pink Floyd, por exemplo, seria sempre muito difícil ter a mesma projecção. Hoje em dia seria diferente, com a proliferação que há de bandas pela internet. É sempre agradável poder estar aqui a conhecer bandas sem ter que sair do sofá, o que na altura não era muito fácil.

Independentemente do sucesso que poderiam ter tido, hoje em dia estão em alta (em termos relativos, já que o rock progressivo não é propriamente música que passe a toda a hora na rádio). Têm lançado álbuns novos nos últimos anos, embora agora com apenas três elementos. E foi essa formação que se apresentou neste concerto, faltando, em relação a muitos dos álbuns antigos, o(s) saxofone(s).

Nâo conheço particularmente esses álbuns mais recentes, pelo que apenas vos deixarei alguns vídeos de músicas mais antigas. O que posso dizer é que, mesmo sexagenário, o Peter Hammill continua a ter uma voz do caraças. E na música dos Van Der Graaf Generator, apesar da imensa qualidade musical dos restantes elementos, a sua voz sobressai muito.

E chega de paleio. Passemos às músicas. Desfrutem!


Van Der Graaf Generator - Darkness (11/11)



Van Der Graaf Generator - Undercover Man



Van Der Graaf Generator - Killer



Van Der Graaf Generator - Scorched Earth




Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: