domingo, 8 de maio de 2011

The Wall

Meus caros,

Como sei que são amantes de boa música, sei que não se importarão que eu fale de mais um concerto, desta vez no passado dia 11 de Abril, no estádio Gelredome, em Arnhem (onde, a título de curiosidade, Portugal defrontou a Roménia no Euro2000).

Não se tratou de um concerto qualquer. Foi apenas a apresentação de um dos mais épicos álbuns de todos os tempos, pelo seu principal criador. O álbum é The Wall, dos Pink Floyd, e foi apresentado ao vivo por Roger Waters, que se encontra actualmente em digressão europeia.



Como sei que não terei muitas oportunidades de ver um dos Pink Floyd ao vivo, muito menos a apresentar este álbum na íntegra, não hesitei em comprar o bilhete por um valor que dificilmente pagaria para outro concerto.

O álbum é por demais conhecido. Contém várias das mais conhecidas músicas dos Pink Floyd, mas é algo que deve ser ouvido do início ao fim. A ópera rock por excelência, que conta uma história com muito de auto-biografia do próprio Roger Waters.

O espectáculo propriamente dito está intimamente ligado à experiência de ouvir o álbum. Com bastante teatralidade, e alguma tecnologia ao seu serviço, é criado o ambiente adequado para as diferentes partes da história.

A progressiva construção de uma parede física entre a banda e o público onde surgem constantemente projecções de acordo com a música, o avião a percorrer o tecto do estádio e a despenhar-se na parede com estrondo, o dirigível em forma de porco, contendo símbolos que de alguma forma estavam relacionados com a guerra, a flutuar por cima do público. Tudo isto nos fez viver um pouco o que Roger Waters idealizara para esta obra, e perceber um pouco melhor as razões por detrás dela.

Só posso dizer que valeu a pena. Foi uma oportunidade que me arrependeria muito de perder. Caso ainda tenham hipótese de ver este espectáculo, recomendo-o vivamente.


Pelos vistos alguém gravou o espectáculo completo no primeiro dia (foram 3 concertos em Arnhem, nos dias 8, 9 e 11; eu fui ao último) e colocou-o no youtube.
Partilho aqui os vídeos, caso estejam interessados.


Parte 1



Parte 2




Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: