sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vierdaagse

Caríssimos,

É já de um Outono com temperaturas a fazer lembrar o Inverno que vos escrevo acerca de um Verão que passou sem que se desse por ele.

Venho, mais concretamente, dar uns bitaites sobre esse grande evento da cidade de Nijmegen, denominado de Vierdaagse.
aqui mencionei esse acontecimento, mas desta vez tenho algumas fotos para o documentar.

Mesmo após mais de um ano por cá, ainda não encontrei a resposta para uma pergunta muito simples: porquê?

Compreendo que, sendo um evento com uma certa dimensão, seja engraçado participar uma vez. Até sou capaz de compreender que possa ser um desafio para ultrapassar. Uma vez. Mas há quem literalmente passe a vida a participar neste evento, e isso já não compreendo. Talvez precise de mais uns anos para chegar lá.

Para quem não sabe, este evento consiste em quatro dias consecutivos de longas caminhadas. Os participantes acordam bem cedo e lançam-se à estrada. Quando digo bem cedo, quero dizer que há quem esteja já a caminhar às 5h da manhã ou antes. E quando digo longas caminhadas, refiro-me a várias dezenas de quilómetros (o percurso mais longo é de 50km diários).

Até gosto de caminhar, mas prefiro fazê-lo na floresta, na montanha, na praia, e não propriamente em alcatrão. Muito menos 50km seguidos. Portanto penso que a probabilidade de participar neste evento no futuro anda bem perto de zero.

Para além dos caminhantes, há ainda as restantes pessoas que se colocam ao longo do percurso, muitas vezes levando os seus próprios assentos, para aplaudir quem por lá passa. É curioso ver que durante a semana, dias antes dos caminhantes passarem por lá, já há cadeiras, bancos ou mesmo sofás ao lado da estrada, lá colocados por quem queria já guardar lugar na primeira fila.

Ainda assim, devo dizer que a semana em que tudo acontece traz bastante actividade à cidade, incluindo concertos todos os dias e em vários locais em simultâneo, no chamado festival de-Affaire, o que não é nada mau. E, claro, a típica noite de fogo de artifício.

E pronto, seguem-se algumas fotos, porque entretanto tenho outros posts para escrever.






















Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: