domingo, 20 de abril de 2014

Eels, uma vez mais

Ora viva, caríssimos ouvintes!

Como poderão ter percebido pelo título, este post dirá respeito a uma banda que sigo há um número considerável de Outonos, Eels.

Já antes neste espaço os referi, por ocasião do concerto a que assisti em Roma, no já distante ano de 2008.

Mas desta vez seria bem diferente.


Para quem segue a banda (ou E., já que Eels é no fundo o reflexo da vida dele), não é novidade a mudança drástica de estado de espírito de um disco para o seguinte. Se no concerto de há uns anos E. estava na mó de baixo, e isso passava para o som da música escrita na altura, o último álbum (ou penúltimo, já o que está mais um disco a sair por estes dias) é nitidamente mais bem disposto. Tem sempre os momentos mais introspectivos, mas há mais músicas mexidas e com um tom mais alegre do que o costume.

E o concerto, que decorreu ao ar livre, no parque Goffert em Nijmegen, foi precisamente nesse tom. Não só foi um concerto alegre, como também uma apresentação das músicas mais mexidas do reportório, da forma mais rock-'n-roll possível. E cheio de humor à mistura.

Todos os elementos da banda vestidos com um fato-de-treino igual, barbudos e com óculos de sol, como se E. se tivesse multiplicado. Entre cada música, piadas e piadolas tratavam de manter o ambiente bem disposto. Todo o concerto com uma pujança considerável.

Gostei de ver esta faceta de Eels, totalmente contrastante com o que estava habituado.

Hoje em dia não posso dizer que ouça muito a sua música. Já não me diz tanto como em tempos, quando as aquelas tristes canções encaixavam na perfeição no meu estado de espírito adolescente. No entanto, talvez até pela nostalgia, não tenho deixado de os seguir.

E não me têm desiludido. Quanto às variações de disco para disco, acabam por constituir uma vantagem, já que posso simplesmente escolher um disco que encaixe na situação actual.

Enfim, isto para dizer que continuarei a segui-los, e recomendo que façam o mesmo. :)

Fiquem então com algumas das músicas que tocaram na noite de 21 de Agosto de 2013 em Nijmegen.


Eels - Peach Blossom (Wonderful, Glorious - 2013)



Eels - Prizefighter (Hombre Lobo - 2009)



Eels - Saturday Morning (Souljacker - 2001)



Eels - Cancer for the Cure (Electro-Shock Blues, 1998)



E para finalizar, um mash-up de duas das músicas que tocaram (My Beloved Monster and Me, Mr E's Beautiful Blues), filmadas no próprio concerto. Não costumo deixar aqui vídeos ao vivo devido à qualidade, mas neste caso não está muito má.



Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: