sábado, 22 de julho de 2017

Protestos

Dzień dobry, caríssimos!


Uma onda de protestos por toda a Polónia foi ganhando força ao longo da semana. Os motivos não são particularmente surpreendentes para quem tem acompanhado um pouco a política no país ultimamente.

Não vou agora fingir que sou especialista político, e muito menos na situação específica da Polónia, mas tentarei resumir o que fui percebendo. Convém referir que as minhas fontes são maioritariamente parciais para um dos lados - o da oposição ao actual governo - e obviamente ainda estou longe de dominar a língua Polaca, pelo que não sigo muito do que se diz ou escreve por cá na primeira pessoa.

O partido no governo há um par de anos (PiS - Lei e Justiça) tem vindo a criar vários projectos de lei, alguns dos quais chegaram a lei, com a aparente intenção de agarrar o poder e nunca mais de lá sair, atropelando a democracia pelo caminho, tudo sob o pretexto de que é preciso limpar toda a escumalha corrupta que prolifera nas instituições afectadas e apelando ao nacionalismo e tendências católicas de muitos Polacos.

Nem todas as notícias, que eu saiba, fizeram grande eco em Portugal. Deixo aqui alguns exemplos, dos últimos anos, retirados de alguma imprensa internacional:


Mas melhor do que tentar escrever algo sobre um assunto que não domino, deixo também aqui alguns artigos (bem escritos e pertinentes) de um Português que vive na Polónia há uns bons anos, tendo portanto uma visão mais abrangente da toda a situação:



Ontem participei num dos protestos organizados aqui em Cracóvia. Como residente na Polónia há tão pouco tempo, ainda me sinto um intruso em tais acontecimentos, mas embora seja uma experiência de vida que nunca tive, viver numa ditadura não é algo que me apele, de momento.

A imagem que tenho da política, tanto Portuguesa como Polaca, é bastante incompleta, e não será de um dia para o outro que conseguirei mudá-la radicalmente. O facto de no primeiro caso poder acompanhar os acontecimentos no meu idioma materno e no outro ainda não perceber o suficiente para ler um artigo de jornal sem muita ajuda também contribui, creio eu, para que eu talvez subestime a situação Portuguesa e quiçá sobrestime a situação Polaca.

Em Portugal parece-me sempre que há muita incompetência, corrupção e chico-espertismo. Nada que não haja também por aqui, mas os "salvadores da pátria" no poder parecem estar a ir longe demais. E olhando para a figura que os lidera dos bastidores, Kaczyński, tudo isto pode estar a ser engendrado por vingança. Aliás, pelos vistos alguns membros do governo têm as suas próprias agendas de vinganças pessoais. Em Portugal muitas coisas me soam a palhaçada, aqui há um "mini-Putin" à solta, ou assim parece.

A forma como este governo trabalha faz rir e chorar ao mesmo tempo. Leis passadas durante o fim-de-semana ou à noitinha, muitas vezes em tempo recorde, sem proporcionar consulta pública ou dar tempo para que a oposição possa analisar as ditas cujas. Isto faz-me lembrar a situação inicial do livro "À Boleia pela Galáxia", em que o protagonista vê a sua casa a ser demolida para que parte de uma estrada seja construída, para logo a seguir os Vogons aparecerem e demolirem todo o planeta para a construção de uma via espacial, argumentando que os planos para a construção estavam em Alpha Centauri para consulta. Parece-me que só uma tripulação de Vogons será capaz de parar esta gente.

Um último comentário que me apetece deixar é que não compreendo a onda de indignação pelo facto do governo estar a tomar conta dos tribunais. Dum partido chamado "Lei e Justiça" esperavam mesmo o quê?

Espero que as piadas, mesmo as más como esta, não deixem nunca de ver a luz do dia. A não ser que sejam proferidas à noite.


Do widzenia!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: