terça-feira, 23 de outubro de 2018

Riverside w Krakowie

Caros leitores,

Há poucos dias fui a mais um concerto, o que há uns anos atrás seria uma actividade corriqueira, mas que hoje não é tão frequente assim. Desta feita para ver a minha banda Polaca favorita, e repetente neste espaço, Riverside, para apresentar o seu mais recente álbum - Wasteland.




Ultimamente tenho andado mergulhado nas profundezas do metal mais negro e / ou agressivo (tentarei falar disso noutra altura). Para este concerto tive de mudar bastante o estado de espírito, se bem que há sempre algum negrume presente na música de Riverside. Em todo o caso, a música atmosférica que praticam sempre teve alguns toques de metal, tendo no entanto derivado cada vez mais para o bom velho prog rock. Um pouco na onda do que foi fazendo Steven Wilson (antes como Porcupine Tree).

Este novo álbum tem belos momentos acústicos e bastante atmosféricos, outros fáceis de acompanhar pelo cantarolar do público ao vivo, outros até com algum groove, mas o rock progressivo manifesta-se em grande nos tipicamente longos trechos de guitarra e teclado a fazer lembrar os grandes anos 70. Os que mais puxam por mim, para além dos delirantes momentos prog, acabam por ser os momentos algo negros e melancólicos (há poucos anos faleceu o guitarrista da banda, o que também transparece um pouco neste álbum).

Acima de tudo este foi o regresso, com qualidade, de uma banda consagrada que vou seguindo há muitos anos e na qual sempre notei genuíno prazer quando estão perante uma sala cheia no seu país natal. Na verdade nunca os vi fora da Polónia, mas duvido que a atmosfera seja a mesma.

Walfad e Spiral abriram a noite. Walfad (We are looking for a drummer) não vi e não conheço, mas parecem ter um som interessante. Spiral também merece uma audição mais atenta. Com toques de post-rock e variantes, como math-rock, electrónica e sabe-se lá mais o quê, a trazer-me à memória concertos por vezes de Cosmic U, por vezes de Mammut, dependendo da instrumentação e da forma como a voz é usada, e por vezes não me traz à memória nada disso.


Walfad - Nasi Bogowie, Wasi Bogowie




Spiral - Crumbs




Spiral - Gravity




Riverside - Vale of Tears




Riverside - River Down Below




Riverside - Lament





Do widzenia!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: