terça-feira, 5 de junho de 2007

Loi Kratong

Ciao!


No passado domingo (03/05/07), para não ter de passar o dia a ver episódios de "Family Guy" (não é que me importasse, mas assim a série dura mais tempo), juntei-me ao resto do pessoal e fomos a Roma (EUR), ao festival Loi Krathong.

Pois bem, "O que é o festival Loi Krathong?", perguntam os caríssimos leitores. Uma óptima questão, de facto. É um festival tailandês (temos cá uma colega tailandesa que nos colocou a par da situação) realizado anualmente, e onde são colocadas na água pequenas jangadas (Krathong) feitas de tronco de bananeira (pelos vistos as modernas são feitas de esferovite) e decoradas com folhas de bananeira, flores, velas, etc.


O objectivo é, antes de mais, que as jangadas flutuem... Uma vez a flutuar (Loi), elas ajudam a expulsar os maus sentimentos e trazer a boa sorte, bem como honrar a Deusa da Água - Phra Mae Khongkha (as coisas que eu sei... ou que a wikipedia sabe...).

Sendo em Roma, o festival também servia para divulgar um pouco da cultura tailandesa, como a comida, as massagens, e outras artes, entre as quais a criação de elaboradas esculturas em peças de fruta e legumes (agora não me apetece procurar o nome dessa arte, já que o mais importante é quem as estava a fazer, como poderão ver na foto...).




Uma tarde bem passada, embora o local estivesse um pouco cheio, pelo que ir buscar comida, por exemplo, não era uma tarefa muito fácil...








Só tive pena de não ter ficado até mais tarde, visto que, perto do final do evento, apareceu por lá a Miss Tailândia... Mas sempre deu para ver outras belas tailandesas... :)


Ciao!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: