domingo, 23 de setembro de 2007

Che bella!

Ciao!


Para terminar o fim-de-semana em beleza, nada melhor que um bom concerto no Circolo degli Artisti.

Desta vez foi a vez da Joanna Newsom, uma compositora, cantora e harpista californiana, cuja música tem um estilo muito próprio - algo entre folk e experimental, segundo a Wikipedia.

Já há algum tempo que a tenho vindo a ouvir e, embora não agrade a todos, sempre gostei. E, já agora, não é todos os dias que se vê uma miúda gira a tocar harpa e a cantar (a banda que a acompanha também esteve muito bem). :)

De certa forma, fez-me recordar o concerto que vi há cerca de um ano, em Famalicão, de Final Fantasy. A música é diferente, mas o tipo de sensações que desperta (pelo menos em mim) é semelhante. Não é o tipo de concerto a que dou o rótulo de "concerto do ano", pois as minhas preferências musicais centram-se em estilos diferentes, normalmente mais pesados, mas dou sem dúvida o rótulo de "concerto mais belo do ano", que é ligeiramente diferente.

De vez em quando sabe bem assistir a um concerto assim. :)

Algumas fotos aqui.


Ciao!

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Quase

Ciao!

Ao não conseguirmos ver o jogo em Roma, acabámos por ficar a ver o jogo da Escócia do mundial de rugby... e a receber os golos por SMS.

Mas quase que acertava na minha previsão. Em vez de 93 minutos, foi aos 92. Em vez do Rui Costa, foi o Nuno Gomes (está a tornar-se novamente - retornar-se, portanto - um goleador mortífero) a marcar o golo, precedido de fora-de-jogo. Em vez de golo da vitória, foi golo de honra. Em vez de 38,3m, foi a 38,3cm da baliza.

Diga-se, de qualquer forma, que com uma dupla de centrais constituída por Edcarlos e Miguel Vítor, e a falta de alguns jogadores importantes, não poderia esperar grande coisa. Aliás, não poderia esperar muito mesmo estando o plantel na máxima força, embora desse para ter alguma esperança. :)

Vamos ver como correm os outros jogos. A vitória é "obrigatória" nos jogos com o Celtic. O Shakhtar não vai ser fácil, mas será com eles que disputaremos o acesso à fase seguinte (espero eu).


Ciao!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Fraschetta, Lobos e SLB

Ciao!


E pronto, mais um fim-de-semana que passou.

Para começar, uma fraschetta na sexta-feira (talvez a última, já que o Verão está a terminar), em que a preguiça do pessoal para cozinhar fez com que se comprasse pizzas em vez de levar comida de casa.

No sábado fomos a Roma, ao Scholar's Lounge, ver o encontro da nossa selecção nacional de rugby com os All Blacks.
Ainda não percebo muitas das regras do jogo, mas já sabia o que nos esperava. Perder por menos de 100 pontos já não era mau. E ainda conseguimos 13, o que superou as minhas expectativas. :)

Quando for à Nova Zelândia (sim, estou sempre a dizer isto, mas eventualmente terei mesmo de ir, nem que seja pelo cansaço de repetir esta expressão ao longo dos anos) tentarei ver alguns jogos ao vivo, aprender a haka, e quiçá jogar algumas vezes (esta parte já é no gozo).

E queria aqui anunciar, fáxavor, que isto aqui... que isto aqui... é uma data de gatunos, uma data de ladrões, e uma data de chupistas...

Não, na realidade queria apenas referir a vitória do meu Benfica, o excelente momento de forma do Rui Costa, e o regresso aos golos do Nuno Gomes (isto merece todo o destaque possível).

Hoje vou tentar ver por aqui o jogo contra o Milan e, apesar da imensa
falta que o Petit faz naquele meio campo, estou já aqui a imaginar o nosso golo da vitória. Aos 93 minutos, um remate do Rui Costa a 38,3m da baliza com a bola a raspar na camisola do Gattuso, a bater no poste direito, na trave, e depois no fundo das redes. :)


Ciao!

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Terrakota, Notte Bianca e "Os Lobos"

Ciao!


O passado fim-de-semana esteve repleto de eventos para assistir.

Na sexta-feira (07/09), depois de um jantar tipicamente italiano em Frascati, deslocámo-nos ao recinto do Frammenti 07, um festival aqui realizado anualmente que se dedica à música, cinema e teatro.

O programa para este dia incluía um concerto de uma banda portuguesa - os Terrakota - que até agora só conhecia de nome. Foi um concerto agradável. Não é um som que costume ouvir muito (reggae-afro-qualquer coisa), mas ouve-se bem.


No sábado foi La Notte Bianca em Roma, que ocorre anualmente, e em que se pode assistir a um vasto número de espectáculos por toda a cidade, durante toda a noite.



Apesar de passarmos a maior parte do tempo a caminhar, em busca de algo para ver, foi uma noite porreira. Deu para beber umas cervejas, ver milhões de pessoas nas ruas de Roma, perceber como se sente uma sardinha enlatada, e ver alguns espectáculos, ou partes de espectáculos, interessantes (e outros nem tanto).

O espectáculo que me vai ficar na memória foi o fantástico concerto de Llorenç Barber, compositor espanhol, que andou várias horas de barco à volta de um lago a tocar sinos, duma forma que aparentava ser perfeitamente aleatória, incomodando um pouco os patos e cisnes que por ali tentavam descansar. Aconselho-vos vivamente a ouvir as composições deste senhor, se quiserem passar horas de pasmaceira...


Finalmente, no domingo, fui a Roma e, juntamente com um colega português, um espanhol, e uma escocesa, assisti à bela estreia de Portugal no mundial de rugby.

Mesmo não conhecendo bem as regras daquele desporto, gostei bastante de ver o jogo, que me emocionou mais do que estava à espera. A começar com o hino, que os nossos jogadores cantaram como se não houvesse amanhã. :)





Desta forma conseguiram convencer-me a ver os restantes jogos, sempre que puder.


Ciao!

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Como viver sem Super Bock

Ciao!


Tenho a certeza que os excelentíssimos leitores já se perguntaram várias vezes: "Mas como raio é que este gajo consegue viver sem a Super Bock?".

Pois bem, decidi então falar um pouco acerca desse problema que afecta os inúmeros imigrantes portugueses neste país.

Como sabem, a dificuldade em encontrar Super Bock por estes lados é comparável apenas à dificuldade em encontrar um baiji (golfinho de água doce do rio Yangtze, na China).

Um mundo sem Super Bock seria nitidamente um mundo qualitativamente inferior. Ora, estando eu num local qualitativamente inferior, tive de recorrer a outras soluções para minimizar essa inferioridade.

A primeira solução a tentar é, claramente, experimentar as cervejas italianas. Como conclusão desse estudo, posso dizer que um mundo sem as cervejas italianas não seria um mundo qualitativamente inferior. Ainda assim, a cerveja romana Peroni apresenta-se como a menos intragável das cervejas deste país.

Como não poderia viver apenas com a Peroni (seria uma tortura), tenho de ir recorrendo a outros mercados. Sendo assim, vejo-me "obrigado" a abrir os cordões à bolsa, investindo em cervejas das mais variadas origens.

Bem, toda esta lenga-lenga foi criada apenas porque me apetecia publicar a foto que se segue, e que representa o mais recente investimento para combater a falta de Super Bock. Algumas das cervejas são minhas velhas conhecidas, outras nunca provei. A Peroni é do meu colega francês, mas achei que até ficava bem na foto... :)





Cheers!

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

La bella Italia

Ciao!


Estou de volta a esta nação em forma de bota, e de volta à pasta, ao cappucino e à condução calma e respeitadora das regras de trânsito...

Depois de uma semana de difícil readaptação ao fuso horário, escrevo-vos no primeiro dia em que consegui sair da cama a horas decentes (antes das 8h, portanto).

O último fim-de-semana foi de arrumações no apartamento, visto que agora o estou a partilhar com um colega originário da região das vinhas de Bordeaux. Espero, então, ansiosamente, que ele decida partilhar uma daquelas apetecíveis garrafas, para depois vos relatar a experiência. :)

Sem mais de momento, despeço-me com amizade.


Ciao!