segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Ainda sou do tempo...

Pois é, ainda sou do tempo em que este belo programa educativo era transmitido na televisão portuguesa. Muitas vezes dou por mim a ver partes dos seus episódios, e a partir-me a rir.

Certamente que na altura achava piada, mas há muita coisa que me faz rir mais agora do que nessa altura.

Deixo aqui, para vosso gáudio, um excerto de um episódio na versão original (apesar de ter visto sempre em português, por vezes perde alguma piada com a tradução), e um outro, da versão portuguesa, que é provavelmente o meu favorito, sempre recordado por mim com uma gargalhada (se me virem a dar uma gargalhada sem razão aparente, há uma forte probabilidade de me ter lembrado disto nesse momento).






Cheers!

Farol

Saudações para os caríssimos leitores da Antártida, assim como para todos os que se encontram a Norte dessa famosa estância turística.


No fim-de-semana passado (23-24/08), depois de ter passado um sábado bastante agradável em Dublin, à chuva, o sol voltou à região mais seca da Irlanda (e não estou a ser irónico, isto é um facto), o que me permitiu sair e passear um pouco mais.

Como da última vez tive de interromper a South East Coastal Drive devido a questões meteorológicas, no domingo decidi retomar esse belo percurso, com destino ao mais antigo farol em funcionamento do mundo (seguido de perto pelo restaurante Farol, na Póvoa do Varzim, tendo este a vantagem de servir francesinhas).

O farol de Hook's Head, situado numa península pertencente a Wexford, é um dos pontos turísticos mais procurados da Irlanda.
Para além de ser o farol em funcionamento mais antigo do mundo e de ser rodeado por um cenário natural bastante apelativo, é ainda um possível miradouro de focas, golfinhos ou mesmo baleias. Não vislumbrei nenhum destes mamíferos marinhos, mas fiquei deveras curioso pelo facto de muitos dos turistas que lá se encontravam passarem o tempo todo a olhar para o horizonte com os seus binóculos (só mais tarde li acerca destes possíveis avistamentos).

Mesmo sem ver mamíferos, para além dos turistas e alguns dos seus canídeos, e ainda algum gado bovino que por ali pastava, vale a pena ficar a observar a lenta erosão dos penedos provocada pela violenta ondulação marítima. E, já agora, a paisagem verdejante em redor da península de Hook merece uma olhadela, principalmente se o sol lá estiver para a realçar.








Para terminar o dia em beleza, desloquei-me à pequena vila de Dunmore East, de onde se consegue ver o farol ao longe, pois situa-se na margem oposta do rio Suir, do lado de Waterford. Aqui decorria o festival anual de Bluegrass (estilo musical derivado do Country), com actuações de bandas irlandesas e internacionais.

Já não houve tempo para muita música, mas soube mesmo bem terminar o dia num pub ao som de um daqueles concertos e um pint de Guinness (patrocinadora do evento) a acompanhar. :)


Cheers!

sábado, 16 de agosto de 2008

Mítico

Aqui está algo que me apeteceu partilhar convosco.
Estava com saudades desta banda de vulto do rock/folk/jazz/prog português.
Rejubilem!



Cheers!

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

South East Coastal Drive

As minhas sinceras e cordiais saudações, prezados leitores deste espaço de divulgação de histórias boas, más e assim-assim.


No passado fim-de-semana decidi seguir a "South East Coastal Drive", um percurso por estradas ao longo da costa, de Este para Oeste, a partir de Wexford.

Tudo isto poderia resultar em algo bonito de se ver, não fosse o grande aglomerado de nuvens cinzentas claras e escuras que se acumulara no céu e que, eventualmente, originaria um fenómeno meteorológico a que se atribui o nome de chuva.

Portanto, tentei fazê-lo no Sábado, mas tive de desistir depois de algumas dezenas de quilómetros, ao verificar que, para além da chuva, uma densa neblina se apoderara da zona costeira, pelo que não pude vislumbrar um bocadinho que fosse da bela paisagem.

No Domingo, ao verificar que alguns raios de sol entravam pela janela, saí de casa e, mesmo tendo em conta as inúmeras nuvens escuras a rodear a cidade, fiz-me à estrada. Como sabia que, mais cedo ou mais tarde, iria haver molha, fui simplesmente em direcção a Tramore, cerca de 13km a sul de Waterford.

Aí pude, finalmente, ver alguma da paisagem costeira da região sem esta estar completamente coberta por nuvens, embora ainda tenha sido atingido por alguns aguaceiros. Deparei-me, então, com uma zona de mergulhos "só para homens" (agora nem por isso, mas antigamente era só para homens), onde a maioria dos corajosos levava fato de mergulho, pois quer-me parecer que aquela água é fresquinha.





Segui daí para Dungarvan, outra vila costeira relativamente perto de Waterford. Aqui não vi grande coisa, visto que a chuva acabou por levar a melhor, e já não era propriamente cedo.

Ainda assim, deu para ver algumas das típicas paisagens do sudeste da Irlanda. De um lado, falésias a descer para o mar, com algumas praias por entre as rochas. Do outro lado, colinas verdes a perder de vista. Algumas estradas em que não passam dois carros lado a lado. Outras com árvores de ambos os lados, sendo por vezes completamente cobertas, parecendo quase um túnel.


Restantes (poucas) fotos aqui.

Eu diria que isto, com algum sol, deve dar um belo passeio.

Até lá, pode ser que a chuva ajude a refrescar as ideias.


Cheers!

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

On wheels again

Povo de Timor Lorosae e restantes leitores,


No passado fim-de-semana efectuei uma viagem relâmpago a Portugal. Não que a minha viagem tenha sido originada por alguma descarga eléctrica de uma nuvem de chuva. Simplesmente foi bastante breve.

Breves conversas com alguns amigos, familiares e botões. Breves momentos do festival Ollin Khan em Vila do Conde, breves Super Bocks, e breves preparativos para a viagem de volta.

Depois, 1800km ao som de Pink Floyd, Porcupine Tree, Mandrágora, entre outros, ou então Opeth e Mammoth Volume quando precisava de algo mais violento.

Os primeiros 1200km foram feitos na segunda-feira para atravessar Portugal e Espanha, e ainda cerca de metade da França, para norte (até uma área de serviço perto de Niort). Um percurso bastante monótono, praticamente todo em auto-estrada, tirando a fronteira entre Portugal e Espanha e ainda uma pequena parte no País Basco espanhol, em que o meu GPS, que tem uns mapas extremamente actualizados, me queria mandar para uma auto-estrada que ainda não está pronta...
Foi também o dia em que pensei como toda a gente, e decidi atestar o depósito, pela segunda vez, na última área de serviço espanhola antes de passar para França, poupando assim uns valentes trocos, e esperando uns valentes minutos, porque a fila era grande.

Na terça-feira, já com mais tempo, cerca de 500km até Cherbourg, no norte de França, para aí embarcar no ferry onde pude ver, finalmente, o último Indiana Jones. Sim, foi esta a razão para fazer todos estes quilómetros. O facto de querer trazer o meu carro para a Irlanda nada teve a ver com a escolha do percurso e do ferry. Mas sim o facto deste ter o Indiana Jones no cinema a bordo.

Depois de 17h no mar, com uma noite bem dormida, (ainda que o barco balançasse consideravelmente) e depois de cerca de 80km entre Rosslare e Waterford (curiosamente, ou não, a única parte do percurso em que choveu), cá estou eu, de novo com o meu Focus, mas agora a conduzir pela esquerda. :)


Cheers!