sexta-feira, 24 de abril de 2009

A minha terra

Ora viva, prezados leitores!


No fim-de-semana a seguir à Páscoa (18/04), desloquei-me à minha terra natal, com o intuito de celebrar o aniversário do meu pai (esta frase foi deveras festiva, já que inclui três festas distintas).

Foi, assim, uma ocasião para estar com amigos e família, comer bacalhau e francesinha, e beber café de jeito.

Mas viajando, desta vez, acompanhado, impunha-se a organização de uma série de visitas turísticas a Vila do Conde e Porto. Acabei por ver estas localidades como nunca tinha feito antes, ou talvez não me recorde de o fazer, dado o tempo que passou entretanto.

Desde a praia de Labruge até ao Cais de Gaia, passando por Vila do Conde e várias paragens pelo Porto, valeu bem a pena (re)ver sítios que fazem parte da minha vida com "outros olhos".

Praia de Labruge


Vila do Conde


Vila do Conde


Vila do Conde


Vila do Conde (vista da zona do mosteiro de Santa Clara)


Vila do Conde (aqueduto, perto do mosteiro de Santa Clara)


Porto, Avenida dos Aliados


Porto, Avenida dos Aliados


Porto, "Praça dos Leões"


Porto, Palácio de Cristal


Porto, Rio Douro e Ponte da Arrábida (vistos dos Jardins do Palácio de Cristal)


Porto, Ponte Luís I


Porto, Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular (visto do terraço da Casa da Música)


Porto, Jardins de Serralves


Porto, Jardins de Serralves


Porto, Jardins de Serralves


Porto, Jardins de Serralves (um dos seus habitantes)


Porto, Jardins de Serralves


Porto, Rio Douro e Ribeira (vistos do Cais de Gaia)


Porto, Ribeira (vista do Cais de Gaia)


Porto, Ponte Luís I (vista do Cais de Gaia)


Porto, Rio Douro com Ponte da Arrábida ao fundo (vistos do Cais de Gaia)


Cheers!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Easter Road Trip

Caríssimos leitores,


Espero que tenham tido uma boa Páscoa, comido muitas amêndoas e decapitado inúmeros coelhos de chocolate.

Eu cá não fiz nada disso. Optei, antes, por fazer algo que ansiava há muito. Uma (pequena) road trip pela Irlanda. Como só tinha três dias (sábado, domingo e segunda-feira), decidi dar uma volta pela zona costeira a Sudoeste deste país.

Sendo assim, comecei por ir em direcção a Cork, e parar, no sábado de manhã, em Fota, onde se localiza o Fota Wildlife Park. Embora os animais andem um pouco mais à vontade que num jardim zoológico, obviamente as vedações estão presentes, com algumas excepções, a separá-los dos visitantes. Por vezes parece-me que seria mais adequado ter os visitantes enjaulados e os animais a vaguear nas redondezas à vontade, tendo em conta alguns comportamentos que vejo. Ok, geralmente não é assim tão mau. :)
















Foi uma visita agradável, que não se prolongou por mais tempo porque tinha belas paisagens à minha espera para Oeste.
O Ring of Kerry (anel de Kerry). Já há muito tempo queria fazer esse percurso de carro. Uma das zonas mais bonitas do país, com uma estrada de cerca de 170km que dá a volta à península Iveragh.

Nesse primeiro dia, a chuva deu-me as boas vindas à região. Mas parou quando mais interessava sair do carro e admirar a paisagem.




Mais uns kms e decidi apanhar um ferry para Valentia Island, uma pequena ilha muito próxima da costa. Pequena, visto que tem apenas 11km de comprimento por 3km de largura, aproximadamente. Foi possível dar uma volta, subir ao ponto mais alto da ilha, e seguir caminho para o outro lado, onde é ligada a terra por uma ponte.






Do outro lado da ponte, uma aldeia chamada Portmagee seria o local de descanso para essa noite, onde ainda foi possível vislumbrar umas falésias que impõem algum respeito.




Portmagee fica um pouco fora do anel de Kerry, mas dentro do Skellig Ring, um anel mais pequeno, no ponto mais a Oeste da península. Indiferente ao número de anéis que teria de percorrer, segui o meu caminho, fazendo um esforço para não parar a cada curva para tirar fotos. Entre algumas paragens aleatórias, parei em Waterville, onde Charlie Chaplin passou uns anos, pelos vistos.









Depois de fazer todo o percurso à volta da península, decidi passar à península seguinte: a de Dingle.






Seguindo para Norte, passei do condado de Kerry para o de Clare através de um ferry que liga as vilas de Tarbert e Killimer. Kilkee, uns kms mais tarde, foi a localidade escolhida para pernoitar. E em boa hora me decidi a parar, já que começou a chover quando lá cheguei.

Mas na manhã de segunda-feira, feriado aqui na Irlanda, verifiquei que, apesar de ter chovido toda a noite, o sol brilhava lá fora. Sorte a minha! :)




Mais para Norte, foi tempo de admirar uma das paisagens mais vistas, e mais espectaculares, da Irlanda: Cliffs of Moher. Falésias que atingem 214m de altura no ponto mais alto. Apesar de já as ter visto várias vezes em fotos, estas não lhes fazem justiça. Muito menos as minhas. Ao vivo são realmente impressionantes.





E siga mais para Norte, para uma zona chamada The Burren. Uma paisagem de relevo cárstico, constituida por rocha calcária, que se estende por cerca de 250km2, desde a costa delimitada a Oeste pelo Oceano Atlântico e a Norte pela baía de Galway.











E pronto, era tempo de seguir em direcção ao Sudeste. Pelo caminho parei em Bunratty, para dar uma vista de olhos ao castelo, e à reconstituição de uma aldeia da Irlanda rural de há 100 anos atrás, feita nas suas imediações. Não achei mau, mas também não achei nada de espectacular. Assim assim. Se tivesse 5 anos acharia emocionante. Os putos andavam todos vestidos de Branca de Neve ou pirata (não sei se é costume por cá na segunda-feira de Páscoa). E claro que é sempre bom ir a uma aldeia por onde vagueiam o Winnie The Pooh e seus amigos, o Mickey, o Donald, entre outros. Tive imensa pena de sair, pois reparei que a Branca de Neve e os sete anões estavam a dançar música house, muito em voga na Irlanda rural de há 100 anos atrás.








Para terminar, parei apenas em Cashel para dar uma vista de olhos rápida e seguir para Waterford.





E pronto, após três dias e 970km, voltei ao Sunny South East. Mas, curiosamente, não apanhei chuva na maior parte da viagem, e aqui está a chover. :)

E se alguém aguentou ler tudo até aqui, tem ainda a possibilidade de ver o mapa aproximado do percurso que fiz. Cá está ele!


View Larger Map

E, já agora, podem ver ainda todas as fotos da viagem.


Cheers!