quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nederland

Saudações, estimados leitores.


Holanda. Aí está um país no qual nunca pusera os pés. Até ao início do mês de Setembro, altura em que me desloquei aos Países Baixos para mais uma entrevista de emprego.

Até há bem pouco tempo não fazia parte das minhas preferências como próximo destino. Razões? Não sei bem. Talvez porque o último ano fora passado num outro país de nuvens e chuva. :)

De qualquer forma, passou a fazer parte das minhas possibilidades, e lá fui eu.

Amesterdão é a cidade em que quase toda a gente pensa quando se fala na Holanda. E foi aí que passei a primeira noite, de modo a poder dar uma vista de olhos.

Acho que não tinha qualquer tipo de expectativa. Até porque tinha muito pouco tempo para lá estar. Mas gostei bastante do que vi.

Agradou-me muito o aspecto da cidade em termos arquitecturais. Não que eu perceba muito do assunto, mas o visual dos vários edifícios agradam-me, tal como a harmonia com que coexistem (muito devido às regras de construção ali praticadas).

Esse visual apelativo, aliado aos inúmeros canais existentes na cidade, dá-lhe uma personalidade de que gostei muito.

Para além do aspecto visual, pareceu-me que é uma cidade muito bem servida em termos de transportes públicos. Dentro da cidade passam os trams com bastante frequência, o mesmo acontecendo com os comboios para outras partes do país.

Sem dúvida que tenho de lá voltar.










Quanto ao meu destino final, seria a cidade mais antiga do país, Nijmegen.

Perto da fronteira com a Alemanha, situa-se numa das margens do rio Waal e, não sendo uma cidade ao nível das maiores do país, é suficientemente grande, e até é engraçada.

Tendo Waterford ainda bastante recente na memória, posso dizer que tem algumas semelhanças, mas Nijmegen está bem à frente.

Ambas são as cidades mais antigas do respectivo país, mas as semelhanças não vão muito mais além. Nijmegen é bastante maior, tem mais actividade, mais sítios para ver.

O aeroporto mais próximo (Weeze, na Alemanha) tem voos da RyanAir, onde se inclui uma ligação directa para o Porto.

E uma das principais diferenças é a facilidade com que uma pessoa se desloca dentro do país. Em Waterford demorava cerca de 2:30h a chegar à capital, Dublin, de comboio. Em Nijmegen, uma viagem a Amesterdão demora 1:30h, e a distância é pouco mais curta.

Os comboios são efectivamente bons e um meio de transporte eficiente (foi a ideia com que fiquei, pelo pouco que pude experimentar).



















Enfim, todo este paleio porque entretanto já tive a confirmação de que este será efectivamente o meu próximo destino.

Em breve terão oportunidade de ler mais acerca das tulipas, das bicicletas, da chuva, e muito mais.


Cheers!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: