quinta-feira, 27 de maio de 2010

Edinburgh

Estimados leitores,

Desta feita venho falar-vos (bem, na verdade não estou propriamente a falar) de um dos fins-de-semana mais quentes do ano na capital da Escócia - Edimburgo.

Como devem imaginar, o clima Escocês é sensivelmente como o que experimentei durante um ano na Irlanda, só que mais frio. Daí ter sido uma sorte do caraças eu ter escolhido um fim-de-semana com temperaturas acima dos 20ºC para visitar um grande amigo dos tempos da FEUP, essa grande instituição.

Depois de também ter levado o sol a Groningen, começo a pensar se será apenas coincidência.

Aproveitando o feriado que tinha no dia 24 de Maio (por ser o dia de aniversário da minha afilhada, entre outras razões de menor importância), voei para lá na sexta-feira dia 21.

O primeiro impacto da cidade foi fortíssimo, com toda a imponência do castelo a dominar o cenário à medida que o autocarro se aproximava do centro.

E a melhor coisa que se pode fazer depois de chegar a Edimburgo é precisamente entrar num pub e pedir um real ale. Estas cervejas são bombeadas (não há cá pressão ou gás) para um copo de pint, e são uma maravilha. Estive lá um fim-de-semana, experimentei umas dez diferentes - uma pequena parte, portanto - e todas me souberam bem.

Neste aspecto tenho que admitir que estaria muito mais bem servido do que estava na Irlanda. Na Escócia há mais e melhores cervejas (a Guinness é a única cerveja Irlandesa de que vou sentindo falta, mas também se arranja em qualquer lado).

E nem vou entrar em comparações relativamente ao inigualável whisky Escocês, porque isso não faz sentido. Ou melhor, mesmo que faça sentido em alguns casos, não há como não dar à Escócia a vantagem destacada no campeonato mundial do whisky. :)

Bem, mas já estou a divagar.

É óbvio que as semelhanças com a Irlanda me trouxeram recordações e tornaram inevitáveis as comparações. Tal como na Irlanda, a língua oficial é o Inglês com um sotaque marado, também se vêem referências ao Gaélico (diferente do Gaélico da Irlanda - embora isso só interesse a quem fale uma dessas línguas), as paisagens verdejantes e as cores da vegetação fazem lembrar o que vi na outra ilha... Enfim, muitas semelhanças.


Onde é que eu ia mesmo? Ah, Edimburgo. É uma cidade muito bonita, com bastantes edifícios antigos e alguns belos edifícios mais recentes (mas também há alguns que estragam a vista, por vezes), um bom número de espaços verdes, um monte a partir do qual se pode vislumbrar toda a cidade à volta, e praia bem perto (embora as oportunidades para a utilizar não abundem). E os pubs, pois claro, pontos de referência em qualquer rua.

Se não soubesse mais ou menos como é o clima por lá, teria ficado mesmo fascinado com a cidade, depois de um fim-de-semana de sol.

Mas para aquilo que lá fui fazer, serviu na perfeição. Um fim-de-semana com pessoal porreiro, numa cidade que vale a pena ver, e uns pints de bela cerveja a acompanhar.

Talvez volte lá, já que o livro que comprei para me dar umas dicas sobre a cidade só chegou depois de eu ter voltado. Nem que seja "só" para experimentar os ales que faltam. :)

























Cheers!

1 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz:

Tiago Lázaro disse...

reparo que no fds que passas-te em edimburgo tiras-te uma foto ao meu carro.. esse desportivo cinzento.. podias ter ligado e tomavamos um copo, men!! lol :D