quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Mogwai, take 4; Opeth, take 7

Saudações, caros leitores!


Para optimizar a escrita dos posts que se encontram em lista de espera, aproveito para, muito sucintamente, vos falar de sons vindos de dois concertos distintos, entre Outubro e Novembro do ano passado.

Isto porque creio não ter muito mais a escrever sobre estas bandas. Desde há muitos anos que se encontram constantemente no top das minhas audições e, embora representando estilos bem distintos, são duas das minhas bandas favoritas.


Foi "apenas" a quarta vez que vi Mogwai ao vivo. Recordo-me que a primeira foi no velho Hard Club, no Porto, há mais de 10 anos. Desta vez foi em Utrecht, no Tivoli Vredenburg.

O seu mais recente álbum não será, certamente, o melhor. Mas é bastante sólido e continuo a ouvi-lo com alguma frequência. De certa forma conseguem agregar o som dos seus mais recentes álbuns com alguns elementos dos seus mais longínquos trabalhos, adicionando mais um pouco de electrónica para criar um ambiente novo, mas ao mesmo tempo familiar. Como já disse, não é o meu favorito, mas tem momentos que me levam de volta ao CODY, por exemplo, que muito me marcou.


Mogwai - Simon Ferocious



Mogwai - Blues Hour



Quanto aos senhores que se seguem, os grandes Opeth, foi já a sétima vez que os apanhei por perto (em quatro países diferentes). Foram vistos por mim ao vivo pela primeira vez também no Hard Club. Desta feita foi em Amsterdão, no Heineken Music Hall.

Os mestres confirmaram a sua passagem para o rock progressivo inspirado nos clássicos, sem os rugidos guturais de outrora. Já desde os primórdios que mostravam uma certa apetência para este e outros estilos musicais em voga décadas antes, mas acabavam por nunca estar tão em foco devido ao impacto dos sons mais pesados. Continua a haver algo de pesado no som, mas nada como nos seus tempos idos, em que o black metal estava ainda bem presente. Por mim, tudo bem. Bem superior ao álbum anterior, desta vez acertaram na muche.


Opeth - Eternal Rains Will Come



Opeth - Voice of Treason




Sendo assim, mais dois grandes concertos a juntar à já respeitável colecção em exposição nas galerias da minha memória.

Voltarei em breve para mais música.


Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: