domingo, 1 de novembro de 2015

Moonspell

Boa noite, caríssmos leitores!


Avançando para o mês de Março deste ano, venho dedicar umas linhas a uma das minhas bandas Portuguesas favoritas. Devo admitir que se não fossem Portugueses, para mim seriam uma banda porreira mas não lhes dedicaria tanta atenção. Por outro lado, se não fossem Portugueses, possivelmente teriam mais oportunidades para brilhar. Mesmo assim, já o têm feito por esse mundo fora.


Falo dos Moonspell, os quais afirmei, antes do concerto, serem "o meu Tony Carreira". Sendo emigrante, acabo por dar mais atenção a algumas bandas por serem Portuguesas, mas é uma das formas que tenho de manter o contacto com o meu país.

Embora os Moonspell tenham as letras maioritariamente em Inglês, nunca deixaram de inserir elementos das suas raízes em algumas músicas. Seja um pouco no estilo musical, uma quadra dita durante uma música, a piscar o olho à poesia Portuguesa, ou em alguns casos a letra ser mesmo em Português.

Por tudo isto, e porque também gosto da música, particularmente do álbum anterior e alguns clássicos, dos tempos em que ainda me iniciava nestes sons, não quis perder a oportunidade de os ver aqui mesmo, no Doornroosje.

Foi o primeiro concerto da primeira digressão Europeia de promoção do seu mais recente álbum, Extinct. Tivemos direito ainda a uns problemas técnicos, rapidamente solucionados, mas foi um óptimo concerto. A sala não estava cheia, mas bem composta, e embora não aprecie tanto este último álbum como o anterior, os seus pontos altos funcionam bastante bem ao vivo.


O som destes senhores acaba por estar ligado ao meu percurso parcialmente metaleiro, e mais ainda recentemente, tanto pela qualidade nos últimos anos, como também por uma ligação curiosa que percebi terem com a Polónia. Tudo isto me leva a crer que continuarão nos meus ouvidos enquanto for possível.


Apetece-me deixar aqui alguns pedaços musicais não só deste último trabalho mas de sempre.

A primeira faixa que aqui deixo, e que dá o título ao último álbum, é daquelas raras músicas que sou capaz de ouvir em loop quase infinito. O ambiente que conseguem criar tanto me põe a apertar os dentes de raiva como logo a seguir me põe quase a chorar, com aquele refrão romântico-apocalíptico. No fundo sou um lamechas que de vez em quando ouve músicas mais ou menos pesadas.


Moonspell - Extinct



Moonspell - Lickanthrope



Moonspell - Scorpion Flower



Moonspell - Finisterra



Moonspell - Everything Invaded



Moonspell - Nocturna



Moonspell - Opium




Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: