terça-feira, 15 de maio de 2007

Fim-de-semana em grande!

Ciao!


O passado fim-de-semana foi um dos melhores desde que cá cheguei.

Começou com um concerto na sexta-feira, de uma banda constituida por 29 elementos: "I'm from Barcelona" (pelos vistos este nome é baseado na britcom "Faulty Towers", mais concretamente no empregado do hotel: Manuel).




O concerto até foi porreiro, apesar de não ser dos meus estilos musicais favoritos. Tocam um indie pop muito alegre, com balões a saltar de um lado para o outro, e toda a gente no palco a pular de contentamento... :)

Este concerto fez-me ver a atitude dos italianos (ou pelo menos dos romanos) perante eventos desta natureza. Primeiro, chegar ao concerto com menos de 2h de atraso em relação à hora marcada é impensável. Segundo, uma banda que não seja mundialmente conhecida não tem uma audiência muito significatica (neste caso, penso que a plateia não tinha sequer o dobro dos elementos presentes em palco, já que eles são muitos).

Depois de uma breve ida a uma discoteca com música alternativa (estilos normalmente não ouvidos em discotecas), demos várias voltas a Roma em busca do caminho para casa (devia ter levado um GPS...).


No sábado de manhã arrancámos para Nettuno, para uma nova experiência: skydiving.

Dois portugueses e um espanhol num avião, com respectivos instrutores e cameramen, saltaram a cerca de 4000m de altitude para uma sensação brutal, até 40s depois se abrir o pára-quedas. Os meus pulmões não estavam a gostar muito da velocidade com que o ar passava (algures por volta dos 200km/h), mas aquela queda livre é espectacular... :)

As fotos e/ou vídeos colocarei mais tarde, pois ainda se encontram em fase de tratamento por profissionais altamente especializados na arte da tratar fotos e/ou vídeos.


Nota: ao fim de quase 10 anos finalmente voltei a este post e decidi buscar no baú as prometidas fotos e vídeo. O vídeo, para além de não ser nada de especial, tem o som completamente sobreposto por uma banda sonora que, não sendo má (já não ouço tanto Korn hoje em dia, mas na altura talvez, pelo que até se enquadra na cronologia da coisa), acaba por tornar tudo um pouco estranho. De qualquer forma dá para reparar que eu, em plena queda livre, não estava propriamente a sorrir para a câmara, preocupado que estava em tentar respirar. Enfim, prioridades...











À tarde deslocámo-nos a um barbecue organizado por um outro colega espanhol, que serviu para nos regozijarmos com comida e bebida, depois de uma manhã desgastante.

À noite decidi ir até Roma para assistir a um outro concerto (desta vez sozinho, devido ao nome menos conhecido da banda): Cul De Sac, simplesmente uma das minhas bandas favoritas dos últimos tempos. A banda já tem quase duas décadas de existência, mas só muito recentemente a conheci. Tocam uma mistura de vários estilos (supostamente o termo post-rock foi criado por causa deles, mas é uma banda praticamente impossível de categorizar) muito experimental, instrumental e atmosférica.








Lá fui eu à pressa, receoso de não chegar a tempo ao concerto, mas obviamente que ainda tive de esperar mais de 1h até começar (é verdade, estou em Itália).
A outra atitude que tinha verificado no concerto anterior, por parte dos romanos, voltou a verificar-se neste, mas mais significativamente, devido ao nome menos conhecido, pelo que deviam estar umas 20 pessoas a assistir. Tenho pena, pois uma banda com esta qualidade merecia muito mais.

De qualquer forma, não desiludiram. O ambiente criado pela sua música é fantástico, e também o são os improvisos a intercalar algumas músicas. Resumindo, valeu bem a trabalheira de chegar lá e voltar para casa depois (a rede nocturna de autocarros não proporciona uma viagem lá muito agradável).

E pronto, no domingo o plano foi descansar, comer paella (agradecimentos ao clã espanhol) e descansar novamente...


Ciao!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: