quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Opeth

Caríssimos consumidores de boa música,


Como talvez se tenham apercebido nos últimos tempos, o meu estilo de vida mudou radicalmente desde que me mudei para a Irlanda. Nomeadamente no que diz respeito a concertos.

Com uma grande capital europeia por perto, como era o caso há um ano atrás, a quantidade e qualidade de eventos musicais facilmente acessíveis é infinitamente maior do que aqui em Waterford, como devem calcular.

Apesar de em Dublin haver uma selecção razoável de concertos, não é qualquer banda que me leva a fazer mais de 300km durante cerca de 5h, no total, para a ver.

Se alguém alguma vez reparou na barra aqui do lado direito com as bandas que mais ouvi durante a semana, é muito provável que nessa lista estivesse a banda que dá o título a este post.
Pois bem, por esta banda eu não só fiz a viagem até Dublin, como a fiz numa terça-feira, a seguir ao trabalho, para voltar a casa logo após o concerto.


Certamente que muitos dos estimados leitores acharão este tipo de música relativamente horrível, mas para mim é do melhor que há.

Eu não costumo gostar de bandas de Black Metal, mas os Opeth estão muito para além disso. Metal progressivo, misturando "clean vocals" com os gritos à Monstro das Bolachas, têm tanto de melódico como de violento, com um ambiente sombrio e malévolo, devo dizer, tanto pela música como pelas letras.

São uma das melhores bandas que tive o prazer de ouvir. Por isso, quando soube que iam a Dublin, não pensei duas vezes.

Já os tinha visto há cerca de dois anos no Hard Club, em Gaia. E, tal como nessa altura, foi um grande concerto.

Já agora, a banda que os antecedeu, os Cynic, merece uma audição mais atenta da minha parte, já que não os conhecia. A primeira banda, The Ocean, não cheguei a ouvir, já que ainda estava a caminho. Paciência.

Deixo-vos aqui dois vídeos de um concerto dado há dois anos em Londres e que foi lançado (mas não com muita força) em CD e DVD.
Se não gostarem de alguma dose de violência na música (embora esteja longe de ser das mais violentas), vejam só o segundo vídeo.



Opeth - Bleak




Opeth - Windowpane


Cheers!

1 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz:

Cidchen disse...

Bem, devo dizer que não conheço nenhuma das tuas bandas preferidas, aquelas que estão no lado direito da página...

Obrigada pelos PARABÉNS! De facto, o dia correu lindamente, estive em Portugal :-)

Beijinho grande e uma óptima semana