sexta-feira, 10 de julho de 2009

Atravessar a ponte...

Um enormíssimo muito bem haja, caríssimos e excelentíssimos leitores!


Tal como já aqui foi referido várias vezes, turismo é algo que raramente fiz em Vila do Conde ou no Porto. Só me comecei a aperceber disso a partir do momento em que fui viver para o estrangeiro. Há tanto que não sei sobre as "minhas cidades". Há tantas actividades, muitas vezes absolutamente triviais, que nunca fiz por estes lados.

Pois bem, hoje tive vontade de fazer algo bastante simples pela primeira vez.

Atravessar a ponte da Arrábida, uma das mais emblemáticas pontes sobre o rio Douro. Já o fiz milhentas vezes, mas sempre nas faixas de rodagem, sobre quatro ou mais rodas. Sempre gostei da vista que se tem lá de cima sobre o rio e a sua foz. E sempre reparei nos passeios para peões que existem na ponte. Mas porque não usá-los, sob os pés, de modo a poder passar mais do que 10 segundos a apreciar a vista?

Tantos anos aqui ao lado dessa bela cidade, e só agora fiz algo de tão simples.




















Cheers!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Barcelona

Estimados leitores,


Há umas semanas, perto do fim de Junho, desloquei-me a Barcelona, uma cidade por onde tenho passado algumas vezes, mas onde nunca fiquei por muito tempo. Deste vez, não fiquei também por muito tempo. Mas deu para relaxar um pouco (sim, que isto de não trabalhar tem que se lhe diga) e ver um pouco mais da cidade.

Umas pequenas voltas por Barcelona, umas viagens de teleférico com uma bela vista sobre a cidade, e uma visita a outra cidade - Tarragona - foram as actividades possíveis em mais uma curta viagem.

Gosto de Barcelona desde a primeira vez que lá pus os pés, há mais de 10 anos. E continua a ser uma das minhas cidades favoritas da Europa. Se pensasse em mudar-me para o nosso país vizinho, Barcelona seria certamente a primeira escolha para estacionar.

Foi uma viagem curta mas agradável. É sempre bom passear em Barcelona à beira-mar, comer umas tapas. Imagine-se que até a cerveja San Miguel pode saber bem, por vezes. Enfim, coisas inexplicáveis. :)

Deixo algumas fotos. Poucas, mas não se preocupem. Hei-de lá ir mais algumas vezes. :)








Cheers!

Luxembourg

Caríssimos leitores,


Depois de cerca de um mês em Portugal, pus-me novamente dentro de um avião. Desta feita, em direcção ao Luxemburgo, para uma entrevista nesse pequeno país.

Pequeno, mas não deixa de ser interessante para se visitar. Não tive muito tempo para o fazer, mas gostei do pouco que vi.

A capital é uma bela cidade, com vários espaços verdes e diversos monumentos. Acabei por não ter tempo para ir à zona antiga da cidade, no fundo do vale, mas agradou-me bastante, pelo que vi lá de cima.

Depois, a presença portuguesa neste país é notória. Ao caminhar na rua ouve-se a língua portuguesa frequentemente, pode ver-se em cafés a saborosa Super Bock, e até encontrei facilmente o Instituto Camões. Enfim, nada que não se esperasse num país onde cerca de 13% da população é portuguesa.

Pareceu-me um sítio agradável e, obviamente, caro. :)

A ver vamos se volto lá.


Por agora, algumas fotos.









Cheers!

Despedida da Irlanda

E eis que, no dia 17 de Maio, a Irlanda ficou para trás, pouco mais de um ano depois.

Uma experiência muito diferente da que tive na Itália, claro. Um estilo de vida e hábitos diferentes, tanto em termos pessoais como profissionais, que no fim valeu igualmente a pena.

Valeu a pena pelas paisagens verdes com o mar no horizonte, pelos pubs, pela Guinness, pelo tempo que perdi a tentar perceber aquele sotaque à primeira, pela experiência de conduzir o meu carro no lado errado da estrada, e pelo contacto com a cultura polaca. :)

O que não valeu a pena foi, obviamente, a chuva. :) Mas isso já eu sabia antes de ter ido para lá. E há sempre um lado positivo. Pelo menos pude dar mais valor ao clima que temos em Portugal. Agora aproveito muito mais cada raio de sol que me atinge a face. :)

E assim, depois de apanhar o ferry, desta vez em direcção ao norte de França, percorrer toda a costa Oeste francesa e atravessar a Espanha Este a Oeste, cheguei a casa novamente.

A ver vamos o que acontece daqui para a frente.
Por agora há que aproveitar o sol. :)


Cheers!

Resumo das últimas semanas na ilha verde

Ora viva, caríssimos leitores.


Sei que muitos de vocês já espumavam pela boca de ansiedade, pela falta de conteúdo actualizado neste espaço cultural.

Pois bem, depois de algum tempo, decidi escrever sobre o que se tem passado ultimamente.

Neste post vou apenas falar das últimas semanas passadas na Irlanda, até meio de Maio.


No nosso tão querido 25 de Abril, houve lugar a um almoço de convívio lusitano, e não só, num restaurante mais ou menos português nos arredores de Dublin.
Obviamente que só se aproximava um pouco daquilo que temos por cá, mas ainda assim deve ser o mais próximo da comida portuguesa que se consegue encontrar por aqueles lados. A comida até estava porreira. Não exactamente como em Portugal, mas suficientemente boa. E não é todos os dias que se bebe Super Bock. :)


E assim, logo a seguir ao dia da liberdade, terminou o contrato que me ligava profissionalmente a Waterford, deixando-me livre para fazer o que quisesse, ou para não fazer nada. :)

Depois de passar umas semanas a tratar de burocracias relacionadas com apartamento, conta de electricidade e impostos, de umas idas a Kinsale, incluindo à marisqueira Fishy Fishy, e de enviar umas caixas para Portugal, estava pronto para me pôr a andar.

E por aqui me fico.
Não percam o próximo post, porque nós também não...


Cheers!