segunda-feira, 16 de maio de 2016

O meu primeiro Tri!

Ora viva, caríssimos leitores!

Para que finalmente possa prosseguir para outros assuntos que não o futebol, é melhor arrumar com isto o quanto antes.


Há uns meses atrás escrevia sobre a conquista do campeonato nacional do ano passado por parte do Benfica.

Escrevia também sobre as minhas dúvidas relativas às nossas hipóteses de revalidar o título, bem como quanto às qualidades do nosso treinador.

Pois bem, felizmente tenho de rever essa minha posição.

Na altura em que escrevia essas linhas o Benfica tinha iniciado aquela que viria a ser uma impressionante série de resultados. Os únicos pontos perdidos a partir daí deveram-se à derrota frente ao Porto. As boas exibições começaram a aparecer e, acima de tudo, a equipa uniu-se e lutou pelo objectivo comum como nunca.


O actual treinador do Sporting, e anterior do Benfica, Jorge Jesus, é efectivamente um enorme treinador. Provavelmente o melhor treinador Português da actualidade. É também, sem sombra de dúvida (e desde sempre - não apenas desde que saiu do Benfica), uma besta. É um gajo apenas tolerável para os adeptos do próprio clube, e nem sempre.

Quando me referi ao actual treinador do Benfica, Rui Vitória, fui na onda do que vinha sendo dito, inclusive por Jesus, achando que o Benfica não tinha treinador. Ainda bem que não sou uma autoridade no que toca a conhecimentos técnico-tácticos e errei redondamente.

Rui Vitória não pode ser um mau treinador depois daquilo que fez, embora, como já se viu, as minhas opiniões nesse campo tendem a estar bastante erradas.

Sendo que ao longo da segunda metade da época a equipa foi jogando bom futebol, alguns jogos, principalmente os finais, foram de um sofrimento desconcertante por vezes, fazendo lembrar o início do campeonato.

Mas o que Rui Vitória soube ser foi o líder que precisávamos. Sempre gostei da sua postura, contrastando com a arrogância e bazófia de Jesus. Quando este não parava de mandar bacoradas para tudo e todos, atacando principalmente a competência de Vitória (não a águia - ninguém duvida da sua competência), é bem possível que estivesse a contribuir para a união do grupo para os lados da Luz. Se assim foi, só tenho que agradecer as suas bocas, e desejar que continuem.

Estando, a certa altura, o futebol do Benfica a melhorar, a equipa mais unida que nunca e sempre com muito apoio dos adeptos, quando nos apanhámos na frente nunca mais de lá saímos.

Com vários jogos sofridos e mal jogados, alguns golos quase caídos do céu e muita luta, este foi dos campeonatos mais emotivos para mim (e certamente para muita gente). Muito porque, parecendo que não, é a primeira vez que vejo o Benfica ser tri-campeão.


E para terminar deixo uma frase apanhada na página de Facebook do Carlos Vaz Marques"Ser campeão com um Ferrari desgovernado, sem treinador nem cérebro - coisa linda."




Venha o 36!

1 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz:

Paulo Sacramento disse...

Subscrevo tudo :)