segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Cervejando em Alterkülz

Ora viva!

Estou de volta para explicar o porquê de faltar ao terceiro dia do festival Roadburn. O que poderia ser tão importante ou interessante assim? Uma pista. Não foi o Benfica.

Foi sim um reencontro com pessoal que conhecera em Berlim no ano anterior. A razão era então boa cerveja.

Um dos colegas desse seminário organizou um "brewday" com o seu sistema de 200 e tal litros. A sede e a curiosidade levou a que pessoal de diferentes partes da Alemanha, Holanda e Itália rumasse até à localidade de Alterkülz, que fica ali como quem vai para Mainz, para passar lá o fim-de-semana e ajudar a fazer cerveja e a analisar cientificamente amostras de várias outras cervejas.

Fui até lá no carrinho de circunstância, com meia grade de cervejas caseiras que seriam recebidas com entusiasmo pelos meus companheiros, que já trabalhavam quando lá cheguei.












O Roadburn que me perdoe, mas não me chateou nada perder um pouco do festival para passar um belo fim-de-semana cervejeiro em terras Alemãs.

É um gozo tremendo fazer isto quando se junta um grupo assim. Passar o dia a discutir o que fazer em relação à receita e ao processo, trocar impressões acerca das cervejas que se vai provando, e depois de tudo arrumado e limpo, passar boa parte da noite a falar de outros assuntos cervejeiros. O filtro que normalmente me acompanha e me impede de estar sempre a falar disto é completamente desnecessário quando toda a gente tem precisamente o mesmo "problema".


Para quem estiver interessado, a receita foi uma experiência baseada numa Hefeweizen, ou seja, uma cerveja de trigo Alemã (neste caso, metade malte de trigo e metade malte de cevada). A novidade estava na utilização de malte de cevada que dá um tom ruivo à cerveja e de um lúpulo Alemão bastante recente, Mandarina Bavaria, que supostamente contribui com um aroma cítrico que se assemelha a tangerina.


Tendo em conta a logística, a cerveja acabou por não chegar às papilas gustativas além fronteiras, mas consta que não estava má.


Enquanto não há outro fim-de-semana do género, vou ter de ir fazendo umas coisas a sós ou em grupos menores, para não perder demasiado a prática.


Tschüss!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: