quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Triplete ou lá o que é

Bons dias, caríssimos leitores!

Impressionante, já a escrever outra vez!


Seguindo a ordem cronológica dos acontecimentos, tenho de escrever um pouco sobre a época futebolística do meu clube do coração, caso contrário não ficaria de consciência tranquila relativamente ao serviço de extrema utilidade que aqui vos presto.


Com os nervos lá em cima por causa do final catastrófico da época anterior, o início da época 2013/2014 foi bastante tremido, com a cabeça do treinador a ser pedida por muita gente desde cedo. Eu próprio estava longe de estar confiante num sucesso para a nova época.

Mas com maior ou menor dificuldade o Benfica acabou por ir conseguindo não se afastar demasiado da frente. A segunda volta, apesar da baixa que foi a saída de Matic, acabou por ser fortíssima.

Como resultado, o campeonato e as taças internas seguem para a sala de troféus da Luz.


Nada mau, numa época em que dois dos maiores de sempre, Eusébio e Coluna, partiram.

E não foi melhor ainda porque falhámos mais uma vez na Liga Europa. É claro que só lá estávamos porque não fizemos o nosso trabalho na Liga dos Campeões, mas sendo assim tivemos mais uma oportunidade de juntar uma taça Europeia ao palmarés e não o fizemos.

Este falhanço custou-me mais que o do ano anterior, embora lá tivesse estado. Simplesmente porque este Benfica era claramente superior a este Sevilha, e apenas deixámos que o jogo se arrastasse até ao infame desempate por falta de eficácia e frieza, qualidades que também faltaram durante a marcação das grandes penalidades. Faltou desbloquear aquela ansiedade que tornou golos certos em oportunidades falhadas, lances fáceis de resolver em quebra-cabeças. O Benfica que passou com distinção e em circunstâncias complicadas contra equipas superiores a esta (Porto ou Juventus, por exemplo), não era o mesmo nesta final.

Enfim, agora que deixei passar tempo suficiente (mas por pouco) para rever esse episódio com calma, continuo a achar o mesmo, se bem que com menos vontade de destruir coisas.

Fica o triplete, ou o que lhe queiram chamar. Com a vitória na Supertaça logo no início da actual época, o Benfica venceu as quatro competições internas referentes à época passada, o que, tendo em conta tempos mais recentes, é qualquer coisa.




Para os mais saudosistas, deixo aqui alguns dos momentos, leia-se golos (foi o que consegui rever), que marcaram a época, seja pela chamada nota artística, num lance individual, um remate sem espinhas ou uma grande jogada de equipa, seja pela importância no desfecho do jogo ou competição e consequente emoção daí resultante. E é claro que só ponho golos do Benfica. Não tenho tempo para rever os golos dos outros.

Peço imensa desculpa mas vai ter de ser por links. Na maior parte dos vídeos não encontrei forma de os incluir directamente. Se se quiserem dar ao trabalho de clicar por aí fora, força. Se levarem com publicidade nos olhos, tentem refrescar logo a página.

Markovic - Sporting (f), Campeonato, jornada 3
Garay - Paços de Ferreira (c), Campeonato, jornada 4
Cardozo - Estoril (f), Campeonato, jornada 7
Markovic - Académica (f), Campeonato, jornada 9
Cardozo - Sporting (c), Taça de Portugal, 4ª eliminatória
Luisão - Sporting (c), Taça de Portugal, 4ª eliminatória
Matic - Braga (c), Campeonato, jornada 10
Lima - Rio Ave (f), Campeonato, jornada 11
Matic - Olhanense (f), Campeonato, jornada 13
Rodrigo - Porto (c), Campeonato, jornada 15
Enzo - Sporting (c), Campeonato, jornada 18
Markovic - Guimarães (c), Campeonato, jornada 20
Gaitán - PAOK (c), Liga Europa, 16-avos-de-final, 2ª mão
Gaitán - Belenenses (f), Campeonato, jornada 21
Rodrigo - Nacional (f), Campeonato, jornada 23
Rodrigo - Tottenham (f), Liga Europa, oitavos-de-final, 1ª mão
Luisão - Tottenham (f), Liga Europa, oitavos-de-final, 1ª mão
Lima - Académica (c), Campeonato, jornada 24
Lima - Braga (f), Campeonato, jornada 25
Salvio - AZ (f), Liga Europa, quartos-de-final, 1ª mão
Rodrigo - AZ (c), Liga Europa, quartos-de-final, 2ª mão
Gaitán - Arouca (f), Campeonato, jornada 27
André Gomes - Porto (c), Taça de Portugal, meias-finais, 2ª mão
Lima - Olhanense (c), Campeonato, jornada 28
Lima - Juventus (c), Liga Europa, meias-finais, 1ª mão
Gaitán - Rio Ave, Taça de Portugal, final


Até breve!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: