domingo, 24 de julho de 2011

Maastricht

Prezados leitores,

Continuando com o que começara quando dei um salto a Dusseldorf, decidi, a meio do mês de Maio, ir desta vez a uma cidade Holandesa que nunca visitara. Situada bem no sul do país, Maastricht foi a escolhida.

É a capital da região de Limburg, e disputa com Nijmegen o título de cidade mais antiga do país, título esse que de momento parece ser atribuído à cidade onde habito. Uma cidade repleta de história, portanto, o que se pode verificar ao percorrer as suas ruas com aspecto medieval.

É também considerada por muitos a cidade mais bonita da Holanda. A parte antiga da cidade, com vários monumentos que saltam à vista, o rio Meuse (Maas, em Neerlandês), que por lá passa, e as fortificações que se vislumbram ao longo da cidade, certamente contribuem para essa opinião.

Não sei se é a mais bonita cidade do país, mas é certamente uma das mais bonitas, e uma das menos Holandesas, tendo em conta o tipo de construções que a preenchem. É natural que assim seja, já que as fronteiras com Bélgica e Alemanha são ali ao lado.

A primeira vez que ouvi o nome desta cidade foi já há bastantes anos, aquando da assinatura do tratado que estabeleceu a União Europeia.

É certamente uma cidade interessante para visitar. Infelizmente não passei lá muito tempo, por isso talvez lá volte no futuro para a ver melhor. Desta vez encontrei a cidade em festa, com carrosséis e outros tipos de entretenimento na praça principal, e ainda vislumbrei numa televisão de um bar o Ajax a sagrar-se campeão Holandês.

O resto pode ver-se nas fotos.





















Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: