domingo, 17 de julho de 2011

Páscoa na Polónia

Caríssimos,

Na já distante Páscoa deste ano aproveitei o fim-de-semana prolongado para me deslocar à Polónia.

Entre a já conhecida Cracóvia e a mais pequena Kielce, tive oportunidade de experimentar várias coisas novas.

Devo dizer que fiquei um pouco desiludido com os comboios Polacos. Não por terem falta de qualidade (e têm, principalmente quando comparados com os comboios Holandeses), mas porque não testemunhei nada que se aproximasse da sua reputação.

Quanto ao resto, pude experimentar inúmeros pratos caseiros e, em geral, gostei muito, tal como tem sido habitual com a cozinha Polaca. Desta vez aproveitei também para divulgar um pouco daquilo que nós temos de melhor, nomeadamente umas garrafitas de Muralhas para acompanhar os belos pratos.

Houve também oportunidade de testemunhar um pouco da tradição Polaca, que passa por juntar várias pequenas amostras de comida, incluindo ovos tingidos, num cesto adequadamente decorado, que depois é levado à igreja mais próxima, para onde se desloca toda a gente. Aí, de meia em meia hora, o padre surge com a água benta para benzer os cestos, o que acontece durante boa parte do dia.

A tradição mais interessante, no entanto, refere-se à segunda-feira de Páscoa, e diz que os rapazes devem atirar água às raparigas de quem gostam. Hoje em dia seria mais comum isso acontecer nas pequenas aldeias, não tanto nas cidades, mas não pude deixar de experimentar lançar alguma água com boa pontaria. Infelizmente não havendo um balde por perto, a quantidade de água lançada deixou sempre muito a desejar... :)

Enfim, foi um óptimo fim-de-semana. Poucas fotos tirei, mas deixo aqui algumas ainda assim.








Do widzenia!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: