domingo, 24 de julho de 2011

Riverside @ Warszawa

Pacientes leitores,

Depois de vos falar de um concerto de post-rock, falo-vos de algo um pouco diferente.

Aproveitando uma ida de uns dias à Polónia, no final de Maio, que incluía uma passagem pela capital, decidi incluir nessa viagem um concerto de uma banda Polaca que nos últimos anos se tornou numa das minhas favoritas.

A banda chama-se Riverside, e aproveitei o concerto que iam dar em Varsóvia (num clube chamado Stodoła) por ocasião do seu décimo aniversário, com convidados de peso: os Britânicos Pineapple Thief e os (de menos peso) Suecos Paatos.



Na verdade o plano original era ir lá ver os Queens Of The Stone Age, banda que muito aprecio e que nunca vi ao vivo, e cujos concertos na Holanda já tinham esgotado. Mas pouco tempo antes da data esse concerto foi cancelado, pelo que tive de recorrer ao plano B. E não foi um plano nada mau. Bilhetes muito mais baratos sem perder em qualidade.

Riverside é uma banda que já conheço há uns anos, mas que ultimamente tem sido alvo de muita da minha atenção, especialmente pelo meu crescente interesse em rock e metal progressivo. Conseguem abordar esse estilo musical com a sua assinatura característica, proporcionando um som atmosférico sem deixar a dureza do metal.

Uma das vantagens de ver esta banda ali é que Varsóvia é a sua cidade natal, o que tornou o concerto ainda mais vibrante, enchendo completamente o local.

Pineapple Thief são outra banda dentro do mesmo estilo, que conheço menos bem. Quanto a Paatos, foi uma estreia para mim, pois não os conhecia.

Os vídeos virão mais à frente. Por agora, um pouco sobre a capital da Polónia, que visitei pela primeira vez.


Já por diversas vezes me tinham dito que Varsóvia era uma cidade feia, cheia de cimento e prédios altos. Mas sabia que tudo isso me tinha sido dito por pessoas de outras cidades Polacas, principalmente Cracóvia. Se perguntarem às gentes do Porto como é Lisboa, também não sei se terão uma descrição muito favorável, pelo que evitei interiorizar essas ideias.

Depois de lá estar, tenho de concordar com algumas das coisas que me disseram. É mais metrópole do que Cracóvia, tem prédios altos, tem largas avenidas e muita gente muito apressada, o que é, afinal, típico de uma capital. Mas daí até ser uma cidade feia, tenhamos calma. Obviamente que certas zonas fora do centro não são as mais belas do país, mas isso não é exclusivo de Varsóvia. E nem todas as cidades tiveram a sorte de Cracóvia. Varsóvia foi simplesmente arrasada durante a Segunda Guerra Mundial. Tive oportunidade de ver imagens da cidade destruída, no museu da Revolta de Varsóvia, e fiquei deveras impressionado. O que se vê hoje em dia no centro histórico da cidade é fruto de uma reconstrução, próxima da original, que foi levada a cabo mais tarde. E devo dizer que até gostei dessa zona.

Resumindo, fiquei com uma ideia de Varsóvia diferente daquela que me foram dando. É uma cidade grande, mas não é uma cidade feia. Tem até zonas bem agradáveis. Para além do centro histórico, a biblioteca da Universidade foi um dos edifícios que visitei, e é de grande beleza arquitectónica. Pelo menos acho que sim, mas não percebo nada do assunto. :) Ao longe, o novo estádio do Legia, que será usado no Euro 2012, também não pareceu nada mal.
























E agora alguma música, para gáudio de todos vós.

Riverside - Volte-face



Riverside - 02 Panic Room



Riverside - Left Out




The Pineapple Thief - Nothing At Best




Paatos - Gone




Do widzenia!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: