domingo, 22 de abril de 2012

dEUS, Yes, Opeth

Ora viva, caríssimos!

Depois de mais uma longa ausência, pareceu-me boa ideia retomar a escrita com alguns concertos que beneficiaram da minha presência nos últimos meses de 2011.


Para começar, uma banda Belga bem conhecida dos Portugueses, a julgar pelo facto de quase todos os meus compatriotas aqui da zona se terem deslocado ao Vereniging em Nijmegen para os ver, já no longínquo dia 19 de Novembro.

Chamam-se dEUS e a sua música é um rock artístico, muito melódico e agradável ao ouvido. Não posso dizer que seja o seu fã número um, mas do pouco que conheço gosto bastante.

dEUS - Sister Dew


dEUS - 7 Days, 7 Weeks


dEUS - Constant Now



Dois dias depois, no mesmo Vereniging, fui ver um dos gigantes do rock progressivo da década de 1970. Uma banda que já foi mencionada neste espaço e que tenho vindo a conhecer melhor nos últimos anos, de seu nome Yes.

São os autores de alguns dos álbuns mais complexos e ao mesmo tempo belos que conheço e, embora já não estejam no seu auge e lhes falte o vocalista original, ainda proporcionam um espectáculo muito bom.

Yes - Roundabout


Yes - And You And I


Yes - Fly From Here



Uns dias depois, a 1 de Dezembro, desloquei-me a Colónia, na Alemanha, mais concretamente à Essigfabrik, para ver pela quarta vez os Opeth.

Já meus velhos conhecidos, desta vez fui ver a apresentação do seu mais recente álbum, Heritage.

Nos últimos anos têm ficado mais próximos do seu lado prog, e neste álbum concretizou-se a mudança definitiva. Os gritos do death metal deixam de se ouvir e neste concerto fizeram questão de tocar apenas músicas que, embora feitas ao longo de toda a carreira, não incluem esses momentos que nem sempre aprecio. Por mim tudo bem.

Opeth - The Devil's Orchard



Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: