sábado, 6 de setembro de 2014

Queens Of The Stone Age

Saudações, caríssimos leitores.

Queens of the Stone Age (QOTSA, para os preguiçosos), pois claro. Esses patifes andavam a passar-me ao lado há já demasiado tempo.

Há já uns bons anos foram ao mítico festival de Paredes de Coura. Eu fui lá nesse mesmo ano mas faltei no dia deles, algo de que me arrependi profundamente pouco mais tarde, quando comecei a ouvi-los com mais atenção.

Mais recentemente, tive até bilhete para os ir ver a Varsóvia, já que o concerto na Holanda estava esgotado. Mas por uma razão de que não me recordo agora, cancelaram esse concerto.

Pois bem, sabendo da sua vinda a Amsterdão em Novembro de 2013, não podia deixá-los passar mais uma vez.




Uma das bandas mais "cool" que conheço. É difícil arranjar uma outra denominação.

Embora prefira menos o som que apresentaram nos últimos álbuns, continuam a fazer muito boa música. Nos primórdios era um rock'n'roll puro e duro, sempre a abrir, muita distorção e as guitarras afinadas uns tons abaixo do normal. Seguiam assim as pisadas de bandas como Kyuss, à qual pertenceu também o líder dos QOTSA, e continuavam a desenvolver o estilo que ficaria conhecido como stoner rock.

Ouvir essas músicas dos primórdios faz-me pensar imediatamente numa road trip. É daquele som que para mim se adequa como poucos à condução, de preferência sem semáforos pelo caminho.

O seu som mais recente trás outras influências, tornando-se menos directo, mais eclético talvez. Em geral não me cativa tanto como o outro, mas admito que têm grandes músicas no seu último álbum.


Uma grande banda que finalmente pude apanhar em palco. O concerto foi uma mistura equilibrada do último álbum com os sucessos mais antigos. Portanto nunca havia muito tempo para respirar com as músicas mais calmas.

Deixo-vos algumas das minhas músicas favoritas, por ordem cronológica. Curtam. E isto é uma ordem.

Feel Good Hit Of The Summer (Rated R - 2000)



Go With The Flow (Songs For The Deaf - 2002)


In My Head (Lullabies To Paralyze - 2005)


I Appear Missing (...Like Clockwork - 2013)



Doei!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: