segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Farol

Saudações para os caríssimos leitores da Antártida, assim como para todos os que se encontram a Norte dessa famosa estância turística.


No fim-de-semana passado (23-24/08), depois de ter passado um sábado bastante agradável em Dublin, à chuva, o sol voltou à região mais seca da Irlanda (e não estou a ser irónico, isto é um facto), o que me permitiu sair e passear um pouco mais.

Como da última vez tive de interromper a South East Coastal Drive devido a questões meteorológicas, no domingo decidi retomar esse belo percurso, com destino ao mais antigo farol em funcionamento do mundo (seguido de perto pelo restaurante Farol, na Póvoa do Varzim, tendo este a vantagem de servir francesinhas).

O farol de Hook's Head, situado numa península pertencente a Wexford, é um dos pontos turísticos mais procurados da Irlanda.
Para além de ser o farol em funcionamento mais antigo do mundo e de ser rodeado por um cenário natural bastante apelativo, é ainda um possível miradouro de focas, golfinhos ou mesmo baleias. Não vislumbrei nenhum destes mamíferos marinhos, mas fiquei deveras curioso pelo facto de muitos dos turistas que lá se encontravam passarem o tempo todo a olhar para o horizonte com os seus binóculos (só mais tarde li acerca destes possíveis avistamentos).

Mesmo sem ver mamíferos, para além dos turistas e alguns dos seus canídeos, e ainda algum gado bovino que por ali pastava, vale a pena ficar a observar a lenta erosão dos penedos provocada pela violenta ondulação marítima. E, já agora, a paisagem verdejante em redor da península de Hook merece uma olhadela, principalmente se o sol lá estiver para a realçar.








Para terminar o dia em beleza, desloquei-me à pequena vila de Dunmore East, de onde se consegue ver o farol ao longe, pois situa-se na margem oposta do rio Suir, do lado de Waterford. Aqui decorria o festival anual de Bluegrass (estilo musical derivado do Country), com actuações de bandas irlandesas e internacionais.

Já não houve tempo para muita música, mas soube mesmo bem terminar o dia num pub ao som de um daqueles concertos e um pint de Guinness (patrocinadora do evento) a acompanhar. :)


Cheers!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: