domingo, 31 de janeiro de 2016

Grandes sons (V) - Música de emigrante

Caríssimos,


Para que a minha conversa musical não se resuma a uma enumeração dos concertos em que ponho os pés, tento aqui recuperar uma muitíssimo aclamada rubrica deste blog, na qual já não pegava há uns anos. Bem, na verdade podia tê-la recuperado antes, mas sinceramente já me esquecera da sua existência.

Na sua última edição deixei aqui algumas sugestões de música Portuguesa, e é isso mesmo que tenciono divulgar desta vez também, já que nos anos que entretanto passaram surgiram inúmeros óptimos representantes da música nacional. Para atropelar os estereótipos, passarei a referir-me a ela como música de emigrante, porque para mim é precisamente isso.

Seja cantada em Português ou Inglês, ou mesmo não cantada de todo, seja de que estilo for, de alguma forma cada uma destas músicas me traz ao pensamento um pouco do meu país. Umas fazem-me rir, outras chorar, outras ainda trazem-me algo diferente. Já antes tentei explicar este fenómeno para o qual faltam as palavras, sem grande sucesso.

É melhor então passar ao que realmente interessa. Alguns destes nomes são já repetentes neste espaço, outros acabados de chegar, mas todos passaram a ser, para mim, música de emigrante.



Filho da Mãe - Sobretudo




Amarionette - Polaroid




TV Rural - Quem me Chamou




Grutera - Amanhã Tive Saudades




Indignu - Capítulo I - Onde as Nuvens se Cruzam




Linda Martini - Volta




Sensible Soccers - AFG




Catacombe - Ninho de Vespas




Frankie Chavez - Sweet Life




Dead Combo - A Bunch of Meninos




A Jigsaw - Hardly My Prayer




Moonspell - Extinct




Seiva - Pele de Adufe




Irmãos Catita - Portugal, Terra Maravilhosa




Sinistro - Relíquia





Até breve!

0 observação(ões) de carácter irónico ou mordaz: